Aproveitamos o sábado junino para realizar uma caminhada na região de Gravatá, fomos até uma ponte sobre o Rio Ipojuca e constatamos a devastação da força das águas. Registramos árvores derrubadas, encostas assoriadas, as margens foram todas cobertas d'água e a vegetação estava destruída. A estrada ao lado do rio foi submersa e estava repleta de lama e muito muito muito LIXO!!!
.
Isto mesmo, além da ação natural das chuvas, ficamos estarrecidos com a quantidade de lixo: sacolas plásticas, utensilhos domésticos, móveis, panos, roupas... Indiscutivelmente havia lixo trazido pela enxurrada, porém era evidente a ação humana em depositar seus restos domésticos em locais inadequados, sendo forte colaborador com a destruição causada pelas chuvas.
.
Dois sentimentos nos foram revelados, a compaixão com os desabrigados e a capacidade de colaborar com a transformação das atitudes prejudiciais ao ambiente, o qual desbravamos em nossas aventuras:
.
1) Vamos colaborar com as doações, ofertando os produtos de higiene, roupas, alimentos de ingestão imediata, água, calçados... nos locais credenciados (indicamos o Quartel do Derby como o local mais propício e seguro para as doações);
.
2) Vamos sempre promover o respeito ao meio ambiente onde praticamos as aventuras e estruturar o rejeito do lixo que produzimos (casa/trabalho/lazer), acondicionando todo o lixo em sacos e depósitos próprios, mantendo consigo as embalagens, copos, papéis, garrafas pet... até localizar uma lixeira, divulgar práticas educativas nas trilhas e principalmente nas competições.
.
Lembrem-se: O pouco que cada atleta pode fazer será sempre imenso quando efetivado pela equipe, e extremamente eficaz quando aplicado pelo conjunto que formamos: A Sociedade!!!
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário